top of page

ESTUDO E CONHECIMENTO SOBRE A IGREJA

Texto de Dom Ademir Moser

Bispo Diocesano de Lages - SC

Senhores Padres,

Vivemos numa época onde a dinâmica das informações e das transformações corre numa velocidade assustadora. A informação que recebemos há alguns minutos, agora neste exato momento já pode estar ultrapassada ou desatualizada. É uma descoberta aqui, outras ali e acolá, e, na medida em que surgem, as mais recentes sobrepõem-se às anteriores, e assim por diante.

Não há como nos mantermos 100% atualizados. É impossível! Porém, temos que ter o mínimo de conhecimento e cultura para, pelo menos, podermos evitar desagradáveis surpresas ao nos defrontarmos com o novo ou com o mais recente. Além do que, diante da alta responsabilidade que detemos como pastores de almas, temos a obrigação – sim! – de fazer jus ao grau eclesiástico que ocupamos – diáconos, padres e bispos! É na nossa pessoa que a grande maioria dos fiéis se espelha. Eles olham para o diácono, para o padre ou para o bispo e veem neles exemplos que almejam seguir. Não podemos decepcioná-los. E é também nossa obrigação lhes responder aos anseios e às dúvidas.

Assim como o médico não pode prescindir de estudo e atualização depois de formado, nós, sacerdotes, – médicos de almas – temos também que acompanhar a evolução do tempo e nos atualizar com tudo o que diz respeito à Igreja que abraçamos e à religião que professamos.

Para isso, caros filhos, é indispensável cultura, conhecimento, estudo. Não que seja necessário que cada um conquiste títulos de doutor ou mestre. Claro que isso seria altamente proveitoso e deveras útil para todos. Mas, acima de tudo, devemos nós, diáconos, padres e bispos da Igreja Católica Apostólica Brasileira, bem conhecer tudo aquilo que diz respeito à nossa Igreja, à nossa liturgia, à nossa história, enfim, a tudo o que é pertinente à nossa instituição religiosa. Em outras palavras, temos a obrigação de sermos doutores ou mestres sobre a ICAB, sobre a nossa liturgia, sobre a nossa história.

O acesso à informação, hoje, é ilimitado. A internet aí está, à disposição de todos! Os livros não foram nem serão extintos, graças a Deus! Continuam à disposição para serem lidos, estudados, discutidos. Há no mundo literário algumas obras sobre a ICAB e nós temos a OBRIGAÇÃO de conhecê-las. É um dever nosso ler esses títulos, estudar seu conteúdo, discutir, aprimorar (se necessário), inclusive abrir novos caminhos na busca do acervo literário que há sobre a ICAB.

Não vou impor nada com relação ao aprimoramento cultural dos que já foram ordenados. Apenas sugerir. Se alguns acham-se já dotados de todo o conhecimento sobre a ICAB e tudo o que for pertinente à nossa Igreja, ótimo. Contudo, em face da experiência de vida pessoal e acadêmica que tenho, posso garantir que a gente aprende a cada momento, todos os dias. Estudar nunca é demais! O conhecimento não ocupa lugar, não subtrai nada, acrescenta e aprimora! Mas, repito, se há quem se julgue profundo conhecedor da ICAB, tudo bem. Bom proveito.

Àqueles que, contudo, admitem e reconhecem que podemos e devemos aprender mais, e que devemos aproveitar as oportunidades que surgem para o aprimoramento cultural, sugiro a leitura e estudo de duas excelentes obras publicadas por um clérigo da nossa Igreja. É isso mesmo. Trata-se do PADRE MARCOS MARTINI, da Diocese de Foz do Iguaçu (PR). Podem ser adquiridas pela internet a um preço deveras simbólico:

a) Igreja Católica Apostólica Brasileira – Coletânea para leigos e novos sacerdotes

Padre Marcos Martini

Adquirir pelo site www.clubedeautores.com.br

b) Princípios de liturgia – Igreja Católica Apostólica Brasileira

Padre Marcos Martini

Adquirir pelo site agbook.com.br

A todos, uma boa noite e a nossa bênção apostólica.

Dom Ademir Moser, Bispo Diocesano de Lages


Featured Posts
Últimas postagens
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page