top of page

I Encontro Vocacional da Ordem dos Missionários de São Carlos do Brasil.


Aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro, na cidade de Barreiros - PE, o I Encontro Vocacional da Ordem dos Missionários de São Carlos do Brasil.


O encontro aconteceu no Santuário Frei Galvão e casa-mosteiro Guardiões do Evangelho, local sede da Ordem, com a presença de boa parte dos Frades da família carlista e um número de significativo de jovens advindos da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará e 1 jovem do Paraná que, por motivos alheios à nossa vontade e de força maior teve que retornar assim que chegou ao Nordeste.


O encontro começou no sábado 5 de setembro e findou no Domingo 6 de setembro, no entanto já na sexta-feira (04/09) os vocacionados e frades já chegados ao Santuário Frei Galvão, participaram de um jantar de boas-vindas e do Ofício das Completas dirigido naquela ocasião pelo Padre-Mestre dos Vocacionados e Postulantes, o Frei José de Sant'Ana. Tendo, antes do descanso, Frei Gabriel, reitor do Santuário dado uma palavra de acolhimento a todos os presentes.


Durante o sábado, um clima de estudos e oração permearam o ambiente. O Prior Geral da Ordem dos Missionários de S~]ao Carlos do Brasil, Frei Bernardo (Pe. Francisco Alves da Costa Neto), apresentou um panorama da História da ICAB e da História da Ordem para os presentes. Também foi debatido e muito aplaudido o estudo do Manifesto à Nação, escrito por São Carlos do Brasil (Dom Carlos Duartye Costa à época) que expressa um desejo forte de se ter na nação brasileira "UMA IGREJA LIVRE NUM ESTADO INDEPENDENTE".


O Pe. João Gomes, vigário geral da Diocese de Recife - PE, fora convidado e falou aos vocacionados em palavras de muita fraternida alimentando o tema do encontro: UE SANTIDADE DE VIDA, QUE HOMENS QUEREMOS SER?"


O Promotor Vocacional, Frei José de Sant'Ana, em sua palestra destacou a vocação como sendo UM SONHO, UM CHAMADO E UMA MISSÃO.


Muitas dinâmicas foram apresentadas e a participação dos presentes foi deveras satisfatória, tendo ao final, cerca de 8 dos presentes, já sinalizado a entrada para a Ordem no ano que se avizinha.


Uma bela celebração em honra a São Carlos do Brasil foi oficiada na noite do sábado (05/09) presidida pelo Secretário Geral da Ordem e Promotor Vocacional, Frei José de Santana, concelebrada por todos os sacerdotes presentes, alguns deles participando inclusive como vocacionados da Ordem.


O encontro teve seu final com o almoço do Domingo que ocorreu após a celebração dominical, ocasião na qual, o Frei Miguel do Imaculado Coração de Maria recebeu o Santo Hábito ingressando assim no período de Noviciado da comunidade.


O Prior Geral agradeceu emocionado a presença de todos e garantiu suas orações e devotado carinho pela família carlista, dando enorme força para que esse encontro se repita anualmente.


Frei José de Sant'Ana, OSC

Promotor Vocacional e Secretário Geral


Featured Posts
Últimas postagens
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page