top of page

A Cerimônia do Lava-Pés

Texto enviado por Dom Ivam Dutra de Moraes Diocesano de Belo Horizonte - MG

A cerimônia chamada lava-pés (antigamente chamado de mandatum) é um rito litúrgico, realizado na 5ª feira santa, na MISSA DO MANDAMENTO NOVO. Este rito, é um gestual semelhante a Jesus que, ao lavar os pés de seus discípulos em sinal de serviço e de amor, reafirma o que acabara de ensinar “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13).

O lava-pés era uma pratica muito usada entre os judeus, no tempo de Jesus e até mesmo antes do seu nascimento. Era um trabalho humilde, feito por escravos, que consistia em lavar os pés dos patrões da casa e daqueles que chegavam de viagem. Não raro, esse trabalho era considerado humilhante a ponto de ser designado como castigo a algumas pessoas que cometiam algum delito legal.

Jesus, ao realizar este gesto, coloca-se como servo, alguém que desprendidamente esta disposto a servir, porque ama seus irmãos. Pedro reagiu diante de Jesus não querendo admitir, de modo algum, que o Mestre se rebaixasse como escravo diante dele ao que Jesus respondeu “se eu não te lavares os pés, não terás parte comigo”.

O rito do lava-pés, na liturgia, é conhecido desde a mais remota antiguidade e foi praticado por bispos e sacerdotes de todas as épocas. Também imperadores e reis praticaram o lava-pés como sinal de serviço aos seus súditos. Os monges, que recebiam peregrinos em seus mosteiros, acolhiam-lhes com ósculo da paz e lavando-lhes os pés, para demonstrar que estavam a serviço do hóspede. Desde o século IV conhece-se o rito do lava-pés no Ocidente, com exceção de Roma.

Foi em 1990, que o Bispo de Belo Horizonte, Dom Moraes, reformou o rito do lava-pés que passou ser feito depois da comunhão. Todos os fieis, não apenas doze, participantes da celebração tem seus pés lavados em sinal de união e comunhão com Cristo. Antes, aqueles que teriam seus pés lavados deveriam ser escolhidos, mas atualmente todos os presentes participam e tem os pés lavados.

Antigamente somente 12 homens que representam a comunidade ou os apóstolos tinham permissão para participarem. Hoje também mulheres e crianças tomam parte desse rito. Outra característica, as vezes descuidada, é que este rito não é uma encenação dentro da missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou padre que lava os pés das pessoas da comunidade está imitando Jesus no gesto, não como teatro; ao contrário, como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus. Não há obrigatoriedade, pois, que as pessoas venham vestidos de apóstolos.

"Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou" (João 13:14-16)


Featured Posts
Últimas postagens
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page