top of page

Vós sois o sal da Terra

PorPadre Antônio Piber

Vós sois o sal da Terra

O sal “Vós sois o sal da terra”. Assim disse Jesus aos Seus discípulos em Mateus 5,13.

Esta frase simples e direta entrou em meus ouvidos e em meu coração na primeira vez que a ouvi em um sermão de um idoso Pastor luterano, em uma capela rulal em meu torrão natal, no interior do Rio Grande do Sul, nunca mais esqueci, e a cada vez procuro entender melhor e praticar seu sentido, nas insalubridades da vida...

Ser o sal hoje em dia, em tempos de crise, ser o sal para seguir dando sabor ao dia a dia, para gerar um sentido, um sentido de amor, simplicidade e plenitude.

Ser o sal onde se tenha perdido o sabor, donde o ódio, o medo, a dúvida, o desamor, as mentiras… tenham gerado pratos de vida insípidos. Ser o sal para dar vida, ser sal, em sua justa medida, pois não vamos salgar demais e deixar o prato indigesto. Ser essa pitada de sal, só pitada, porque das pitadas” e dos pequenos é o Reino dos Céus (cf. Mt 18,4; 19,13-15; 20,16).

Porém também o sal pode ser incômodo, sejamos também esse sal que faz escorrer os olhos dos tiranos, usurpadores, os ladrões e mentirosos, os portadores de injustiças e escândalos, os hipócritas e os moralistas hipócritas, que façamos que seus olhos escorram para que assim chorem e se limpem e vejam todo o mal que geram. Que abram os olhos e vejam que suas ações custam vidas, que seus acordos criam crises e desigualdades, que suas leis oprimem e suas maldades injustas fazem sofrer… Sejamos, pois também, como o sal que derrete o gelo, derretendo assim corações gelados pelo ódio, a inveja e a avareza, convertendo-os em água que acalme a sede de justiça e de inclusão.

Assim que, amigas e amigos, sejamos sal a cada dia e se ele nos acaba peçamos uma pitada à alguém que será o nosso sal nesta vida…


Featured Posts
Últimas postagens
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page